Blogue

Domícilio

27-07-2015 16:50

Temos novas medidas de prisão domiciliaria, mas agora a coisa é mais cara, isto é estão a mexer nos nossos bolsos ´

Ora bem o sr Ricardo Espirito Santo tem a policia a porta resta nos saber  se a polícia está a observar as saidas e entradas na bruta vivenda se está a ser guardado com honras de estádo? Mas o tempo dirá, só sei que o sr juiz está, na minha cabeça que talvez um bucado burra está a fazer dois tipos de lei  um para com os sr dos bancos que estragaram a vida a certas pessoas e que percisam de proteção policial, e  outros esperam presos ou com pulseira eetronica a espera que se acabe as investigações. Peço desculpa a quem não está de acordo com o que escrevo, mas não estou a perceber nada da nossa justiça.

 

Manela dicas uteis

 

BELA RECEITA DE VERÃO

18-07-2015 00:50

DOCE DE BOLACHA E AMEIXA EM CAMADAS

INGREDIENTES

1kg de ameixas pretas e frescas

200g de bolachas Maria 

50g de açucar

2dl de natas 

2dl de xarope de groselha

1dl de água

 

PREPARAÇÃO

1.Lave e seque as ameixas, corte-as ao meio, retire-lhe o caroço e deite-as para o tacho.Junte a água e o xarope

de groselha, leve ao lume e deixe cozinhar durante15 minutos.Desligue o lume e deixe arrefecer.

2.Triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado grosso.Bata as natas em chantilly adicionando o açucar aos poucos

 e batendo sempre.

3.Escorra as ameixas e coloque-as numa taça funda, em camadas alternadas com o chantilly e a bolacha, como se ve

na foto.Regue com o molho de cozinhar as ameixas e sirva decorado a gosto.

 

SIRVA FRESCO E BOM APETITe

Há um tempo que não visitava o Blogue e resolvi meter uma receita fresca já que é Verão,espero que gostei.  

 

CAPIX

 

 

 

Final do ano 2014-2015

08-07-2015 18:07

Terminou mais um ano na nossa academia onde temos a geri-la a nossa querida Isabel Moíses que não poupa  esforços para que tudo corra bem obrigada minha amiga.

Tivemos a nossa festa de enserramento com sala cheia acho que correu bem ao fim de muito trabalho mais uma vez obrigado Isabel, Marina espero que dois grupos os avós e os netos a não tenham desiludido sentimos a falta do professor Zé Gabriel mas é a vida um obrigada também a ele pois foi ele que criou este blog.

Agora férias que sejam boas para todos pois num piscar de olhos temos ai outro ano para continuarmos com tudo o que escohermos e a companhia amena de professores e muitas amizades que se fazem.

  • Não estamos sós na vida temos alguem que se preocupa conosco como seres humanos que somos apesar da nossa idade um bem haja pelo projeto junto de si.

Manela dicas  uteis

Biscoitos de Coco

12-06-2015 16:18

A minha Receita

120g de manteiga

150g de açucar amarelo

1 colher de sobremessa de essencia de baunilha

1 ovo

180g de farinha

120g de coco ralado

manteiga para untar  o tabuleiro

 

PREPARAÇÃO

Ligue o forno a180graus.Unte o tabuleiro com a manteiga.Coloque numa tigela a manteiga amolecida em pedaços,juntamente

com o açucar.a essencia de baunilha e o ovo,bata até obter uma massa homogénea.Adicione aos poucos a farinha e o coco

ralado,bata até estar bem incorporada.Com uma colher de sopa,disponha pequenas porçóes massa no tabuleiro e leve a cozer

no forno já quente, durante 15 minutos.Assim que se  estiverem cozidos e alourados,retire os biscoitos do forno e deixe arrefecer

.Sirva depois de estarem frios.

DICA.   Se gostar mais de limão pode substituir por essencia de limão.

BOM APETITE

 

CAPIX

 

 

Abandono

07-06-2015 14:10

Sou de Èvora mas adotei Foros do Trapo como moradia á já vinte e seis anos onde comprei a casa velhinha e a remodelamos com todas as legalições que me foram esigidas até aqui tudo certo. Hoje em converça com um vizinho cheguei a mais uma conclusão, estamos mesmo abandodados só somos lembrados na altura de pagar o famoso imi ou na altura de eleições, não sei se pelo lado direito de quem vem da Loja Nova sermos Montinjences e do outro lado da estrada ser Palmela.

Mas vamos ao que é importante não há por aqui o jornal do Montijo para nos manter infurmados não sabemos que temos um projeto em Pegões que é a nossa academia onde se troca conhecimentos ,e pergunto a quem de direito não será possivel que estes moradores tenham direito á informação ? Porque não por  uns banquinhos para os mais velhos se possam juntar e dar dois dedos de converça, quem sabe trocar alguma sabedoria que a idade traz,já não quero falar no pessimo estado da estrada e das barreiras de som para moderar os nossos automobilistas que querem fazer da desgastada estrada uma auto estrada pois aqui acho que é responsabilidade do Sr engenheiro Nuno Canta

Por isso pesso não nos abandonem por favor

Manela dicas uteis

BOLO DE CENOURA

25-05-2015 18:25

Ingredientes

Massa

3 cenouras

1 dl de óleo

1 dl de água morna

5 ovos

250 g de açúcar

250 g de farinha 

1c de sobremesa

de formento em pó

raspas de chocolate q.b.

Molho;

200 g de chocolate em tablete

1 dl de leite

Ligue o forno a 180ºC. Coza as cenouras em água temperada com sal e escorra.Junte o óleo,a água e triture com a varinha mágica.2 Parta os ovos e separe as claras das gemas.Bata as claras em castelo;adicione 3 colheres, de sopa, de açúcar e bata mais um pouco. Bata as gemas com o restante açúcar,junte a farinha,o formento e o puré de cenoura; envolva. Misture,delicadamente,as claras  em castelo no preparado anterior.Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha,Verta o preparado na forma e leve ao forno,por 40 minutos. Retire o bolo, deixe arrefecer um pouco e desenforme. 4 Prepare o molho: Parta o chocolate em pedaços, junte ao leite e leve ao lume, em banho-maria, mexendo até derreter por completo. Deite sobre o bolo e deixe escrrer. Decore com raspas de chocolate.  Espero que  gostem   Bom- Apetite                                         Licita

A MINHA OPINIÃO

23-05-2015 14:51

A VIDA É ASSIM

O homem ou a mulher quando atinge a maior idade, já com a escolaridade obrigatoria concluída, continua os estudos; entretanto, se esse não for o seu percurso de vida, ingressa na aprendizagem da atividade profissional que escolheu na escola ou, em contrapartida, em qualquer área de atividade produtiva, como por exemplo: a agricultura, a indústria, o comércio, os serviços ou em qualquer outra. Esse homem ou mulher, por obediência à lei da vida, embora tenha garantida a sua subsistência, por que vive com seus pais, todavia, à medida que o tempo passa aumenta a idade, aumenta na mesma proporção, a vontade de ser independente, constituir família e ter vida própria. Este percurso de vida, vem dos primórdios da Humanidade, visto que a Lei Divina programou o destino do ser humano e as igrejas -  católica, hortodoxas e outras, aperfeiçoaram esse trajeto, humanizaram a vida humana. Quando homem ou mulher constitui família muitas necessidades se conjugam, entre estas, a de primordial importância é, sem dúvida, ter uma  casa de habitação, para viver toda a família, sob um teto. Ora, a pessoa que aposta no gozo desse conforto, cujo valor a pagar em prestações, com o rendimento do seu trabalho, exige demasiado sacrifício,contudo, o cumprimento dos pagamentos, dentro do prazo, foi regularizado, com normalidade, sendo esse facto, para o comprador, motivo de grande orgulho e de maior felicidade. Daqui se conclui que a felicidade do homem, mais desprotegido, resulta da luta com que se empenha em conseguir algo, todavia, a força dessa dinâmica, a sua entrega para a obtenção desse objetivo, são paliativos que lhe fazem esquecer o cansaço de tanto trabalho e fazem dele um homem sério, honesto e muito feliz. O humano é, por excelência, um ser insaciavel, depois da casa paga, projeta comprar um automovel, faz-lhe falta, para se deslocar para o trabalho, depois da decisão tomada, vai iniciar outra luta, idêntica à supracitada, assim se compreende que a vida do pobre é dura, no entanto, essa força de vontade, essa dinâmica imprimida dá-lhe saúde, alegria e felicidade, para enfrentar novos desafios.

O homem rico conseguiu tudo o que tem, com arte e engenho, em muitos casos com falta de legitimidade, a contas com justiça, em muitos outros, por herança legítima, mas nunca com trabalho árduo, com sacrifício permanente, então, posso deduzir que esse homem quando compra um automovel ou um avião não fica possuído da mesma alegria, felicidade e até de saúde,  por que não trabalhou no duro, não sofreu no terreno, para adequirir os referidos bens, contrariamente, à produção da prova, do honrado trabalhador.

Luís António Brás

 

 

Feira de artesanato

21-05-2015 20:37

Pois e hoje dia 21-05-2015 foi realizada no Montijo a feira de artesanato das juntas de freguesias do Montijo. Foi feita exposição de peças de artesanato, doces e slgados. Foi um bom momento de convivio, com alguns grupos que fizeram ginastica, cantares que nos deram alguns momentos bem passados, um muito obrigado a todos os que parteciparam, da nossa equipa parabéns a todos em especial a nossa querida Isabel Moises que está sempre pronta para nos ajudar em tudo. Obrigado Isabel tudo de bom para continuar a dar estas alegrias.

 

Manela dicas uteis

Salada de batata doce

19-05-2015 15:19

Batata doce 50g 

Limão q.b.

Cebolinho 3 ramos

Azeite virgem extra q.b.

Rucula 5g

Coza a batata doce cortada ás rodelas e assim que estiver no ponto deixe arrefecer e retir a pele.

Coloque a rúcula no fundo do prato e disponha as rodelas de batata doce por cima.

Á parte misture um pouco de azeite com sumo de limão e o cebolinho picado.

Tempere a salada com este azeite aromatizado e tenha uma ótima e deliciosa refeição!

BOM APETITE

Nicha

 

receita

17-05-2015 14:17

Tartes foladas de tomate

ingredientes

250 g de massa folhada

150 g de queijo brie

200 g de tomate-cereja

100 g de queijo ralado 

sal,orégãos e manjericão q.b.

 

1.Estenda a massa folhada sobre uma superfície de trabalho, corte em retãngulos e coloque num tabuleiro. Com uma faca recorte. sem perfurar, uma "moldura" em cada um e reserve.

2.Corte o queijo brie em pedaços e o tomate-cereja  às rodela. Distribua pelos retângulos de massa folhada e tempere com sal.Polvilhe com orégãos e o queijo ralado e leve a meio  do forno, a 190ºc, durante 25 minutos.Retire e sirva decorado com  manjericão

BOM -APETITE

LICITA

 

 

Quinta feira de ascenção

13-05-2015 18:43

Amanhã  dia 14 de Maio  é quinta feira de ascenção os nossos antepassados diziam que se devia apanhar a erva de São  Roberto, não sei  se pelo dia, se por suprestição. Mas vamos as propriedades para quem as não conhece, o chá desta erva é um antiinflamatório faz bem ao estômago figado e intestinos, e como se diz se não faz bem mal também não.Sabem que este chá no verão posto no frigorifico é um bom refresco e não tem os aditivos que os sumos engarrafados portanto não faz mal e não engorda

manela dicas úteis 

Os meus versos

13-05-2015 18:16

 

Agora com tanta saudade

Mas cheio de tanta alegria

Vim para pegões de verdade

Para estudar na academia

 

A academia de pegões

Onde ha muita amizade

Respeitamos as opiniões

Com toda a sinceridade

 

Mas para a gente saber

Que o saber não ocupa lugar

Temos muito que aprender

Por isso vamos estudar

 

A tanta gente nova

Que á muito que envelheçeu

Pensam que são sempre jovens

São mais velhos do que eu

 

Sempre que me ponho a escrever

Sinto um certo desejo

De que um dia serei

Um poeta do alentejo

Johnny Mayo

 

 

Monumental do Montijo praça de touros Amadeu augusto dos Santos

12-05-2015 18:21

Montijo1.ª grande corrida casa benfica 30 de Maio Sabado 22 h , cavaleiros .Luis rouxinol ,Sónia Matias,GilbertoFilipe, acompanhados pelas respectivas quadrilhas de bandarilheiros .6 imponentes toiros ,Cunhal Patricio .3 grupos de forcados amadores em competição,Ribatejo cabo Pedro Espinheira ,t.t . Montijo cabo Márcio chapa,Montijo cabo Ricardo Fiqueiredo.Prémios para melhor lide e melhor pega.Abrilhanta o espectáculo a prestigiada banda filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo reserve já o seu bilhete Luis Carlos- tel: 914.094.038 venda de bilhetes: casa do benfica do Montijo,todas as casas do benfica de Lisboa e Margem sul 

 

 Nicha

 

A MINHA OPINIÃO

12-05-2015 14:18

ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS

A criança constroi, fàcilmente, uma liderança amigavel, com quem lhe dá atenção afavel e partilhe com ela brincadeiras a seu gosto, cuja prática desses momentos, em dias consecutivos, permite-lhe experimentar sentimento de confiança, de àvontade com o seu companheiro, como se este fora seu familiar. Ora, considerando que o companheiro é seu vizinho, considerando, ainda, que a sua inocência não lhe permite  prever circunstâncias contrárias, à bondade da já referida liderança então, o companheiro despido de escrúpulos, de compaixão humana, sem dó nem piedade, prepara o momento e, como diz o nosso povo, " a ocasião faz o ladrão, " acaba por abusar da criança e praticar um ato hediondo, repugrante, o qual vai marcar, para sempre, a dignidade e a personalidade da mulher de amanhã. Roubar virgindade de uma mulher adulta é crime, roubar a virgindade de uma criança é criminoso; atento este último caso, esse homem deve ser presente à justiça, em sede de julgamento, cuja sentença proferida deve pautar-se pela PRISÃO PERPÉTUA. Este fenómeno, tem pernas para andar, o Governo, melhor, as instituições vocacinadas para a prevenção, quando esta é possível, para o tratamento profissional, caso a caso, contràriamente, ao que se tem verificado, ora, se não atuam com rapidez e isolam o fenómeno, em tempo útil, tudo vai continuar, como até hoje, com tendência para aumentar, pois, ao cidadão comum apenas lhe resta lamentar a natureza e sensibilidade dos futuros eventos.

Luís António Brás

Sugeri uma nova receita A NOSSA FEIRA

11-05-2015 23:50

Hoje a minha receita vai para um apelo á população da Freguesia de Pegões.

É com muita tristeza  a que me dirijo a todos,acho que não se devia deixar acabar a nossa Feira de Velharias e Artesanato.

A população deve dar um encentivo,e para isso é preciso visitar a feira, mesmo não comprando mas comparecendo já seria bom,

eu como colaboradora penso assim que é pena acabar.Nós queremos desenvolvimento na nossa Terra, e depois não ajudamos a 

desenvolver.Será que vão ouvir este apelo , e resolver a ajudar a nossa Terra que bem precisa.

CAPIX

 

 

 

 

 

.

 

Festas populares Santo Isidro pegões velhos

08-05-2015 14:42

15,16 e 17 de Maio 2015 ,15 de Maio sexta-feira " Belito Campos "Orlando Santos & the Bagattels ,16 de Maio Sabado "Zé do Pipo e bailarinas" del jokers , 17 de Maio Domingo Miguel Azevedo e fogo de artificio

 

Nicha

Violencia cria violencia

07-05-2015 19:44

A violencia domestica é um dos maiores flagelos a nivel mundial e ninguem está excluido de a sofrer. As marcas profundas que deixa, fisicas e psicologicas, destroiem a autoestima e até a vida de quem a esta está sujeita. A violencia domestica ocorre nos sitios onde se deveriamos sentir o mais seguros e ás mão de quem nos deveria proteger, é no entanto no seio dos nossos lares e no nosso dia dia que se evidencia. De violencia fisica, abuso psicologico, economico e sexual que mulheres, idosos, crianças e também homens a sentem.

Na minha vida conheci pesoalmente um caso que cobria todas as situações assima mensionadas, durante todo o periodo em que esta pessoa esteve casada. Quando desabafava comigo, eu aconselhava que denuncia-se a precaria situação em que se encontrava, mas as suas respostas eram sempre as mesmas, "medo da vergonha", então enquanto esteve casada a sua vida não passou de uma desilusão.

O apelo que faço a todos que lêem estas palavras e que estão a sofrer é que se ajudem a voçes mesmos. Não é facil sair de debaixo da mão que nos domina, mas não há maior vergonha que uma vida desperdiçada. Há apoios para quem deles necessita, procurem e dêem o primeiro passo, esse é o mais dificil. 

 

Bia

A MINHA RECEITA

07-05-2015 00:08

DOCE DE XUXU

1kg de xuxu

300g de açucar

Raspa de limão

1 pau de canela

100gr de coco ralado

 

PREPARAÇÃO

1. Descascar e ralar os xuxus no ralo grosso

2.Levar ao lume todos os ingredientes,menos o coco ralado.

3.Deixe apurar bem desligue o lume,deixa arrefecer um pouco, mistura o coco ralado.

4.Dividir por taças ,meter um pouco de canela em pó,deixar esfriar

Servir

BOM APETITE

CAPIX

Morangueiros

06-05-2015 15:49

Falei com um amigo ontem que me disse que o pai tinha comprado um terreno e estava a querer fazer uma horta. Conversa puxa converça e em ar de brincadeira disse nos que o pai não percebia nada daquilo,(querem lá ver? ontem apareceu me com sementes de morangueiro) estão a ver foi risota pegada, sementes mas isso  não é por  podas? Mas fiquei a pensar no assunto e hoje fui ao google pesquisar e querem lá ver que se podem mesmo semear, mas meus amigos dá cá um trabalho. só não consegui perceber de onde se tira a semente. será que são as pintinhas que os morangos teem?  Aqui fica a duvida vamos ver se algum dia chego a saber, como se diz aprender até morrer.

Manela dicas úteis

POUPAR TEMPO

03-05-2015 17:17

Hoje vou vos dar uma dica para quem tem pouco tempo para descascar batatas,vai pegar nas suas batatas depois de lavadas e com a faca fazer um golpe a volta da mesma, depois coloca as mesmas no tacho onde as vai cozinhar ponha água a ferver por cima ponha ao lume e deixe ferver por alguns minutos. Vai agora escorrer a água que aproveita para as cozinhar pega em cada uma e e só tirar a pele com facilidade como se fosse um tomate congelado. Põe novamente no tacho com a água primitiva e acabar de cozer com sal a gosto quanto menos melhor para a sua saúde.

MANELA DICAS UTEIS

Dia do trabalhador

01-05-2015 20:55

Vão 41 anos que este dia é celebrado sem medo, espero que este dia seja como e até aqui, que acabe no nosso país tanta corrupeção  que os nossos governantes não façam  ouvidos surdos ao que se passa. Uma boa dona de casa mesmo que tenha empregados tem que supervisionar tudo o que se passa, seria o que estes senhores deveriam fazer e não o que estão a fazer.Por favor não portejam aqueles sres que estão a levar o país ao caus não vendam mais nada do pais pois qualqer dia somos tudo menos Portugueses. Cuidado com as proximas eleições pois à muitos lobos com ppele de cordeiro.

Manela dicas uteis  

O meu Jardim

30-04-2015 16:48

O meu jardim

 

O meu jardim

É tratado com rigor

Esta assim assim

Porque falta uma flor

 

Eu faço isto por amor

E sei que não vai voltar

Aquela linda flor

Que por mim está a esperar

 

Algum dia há-de chegar

Esse grande momento

Eu também tenho que abalar

Tenho isso em pensamento

 

Estou com algum sofrimento

Pela tua partida

Foi bom o nosso casamento

foram quarenta e dois anos de vida

 

Sofreste até à despedida

Nesse grande hospital

Foste uma grande querida

Meu amor sem igual

 

Estivemos juntos para o bem e para o mal

Dois filhos nos criámos

Foi tudo tão natural

E também os dois casamos

 

E nunca daqui abalamos

Por nos a casa foi construida

Os dois aqui ficamos

Ate a tua partida

 

Foi uma labuta sofrida

Que nós soubemos partilhar

Nesta grande corrida

Ate o destino nos Separar

 

Poeta Palhinha


 

ANIVERSARIO DA ACADEMIA

25-04-2015 15:28

Já se passou mais um ano sobre o projeto junto de si. Que bom as nossas  aprendisagens as amizades que se criam , pois como se diz apreder até morrer e amigos vale a pena só o que não vale a pena é o isulamento em que certas pessoas se encontram.                                                   Nós também temos que fazer alguma coisa por nós, pois muitas vezes o estar só, só  nos  traz á memorias as coisas ruins que passamos e por vezes temos histórias que deveriamos recordar poque são coisas boas que também as tivemos. E devemos recordar esses momentos , pensem nisso pois o convivio com as outras pessoas muitas vezes fazem nos melhor que certos medicamentos.

PARABENS Á NOSSA ACADEMIA PARABENS A TODOS OS QUE ESTÃO A FRENTE DO PROJETO

MANELA

BREVE HISTÓRIA DA TARTE " TATIN"

23-04-2015 17:39

Em meados do Séc XIX,2 acontecimentos sussecivos estiveram na origem da atracção da região francesa de Sologne:a chegada do comboio e a eleiçãode Napoleão III , o qual compraria na região o Château de St.Maurice em Lamotte-Beuvron.

Jean Tatin aproveitou a oportunidade para melhorar o seu hotel.Falecido em 1888 ,sucederam-lhe as 2 filhas Stephanie e Caroline.Carolina atendia os clientes e Stephanie ocupava-se da cozinha.A sua especialidade era a tarte de maçã.Num dia de caça,com a pressa,enformou a sua tarte "ao contrário"e serviu essa estranha sobremesa sem perder o tempo de a deixar arrefecer.Foi um êxito ! Ainda hoje se realiza a Foire à la tarte tatin,conhecida em toda a França.1898-1998 100 anos de tarte tatin à LAMOTTE-BEUVRON.

 

RECEITA

Manteiga muito boa------ 125gr.

Açucar----- 125gr.

Maçãs reineta---- 1kg.

Massa folhada---- 300gr.

 

Pegar numa forma de 24 cm de diametro,de fundo liso e bordos altos,sem buraco.Estender a massa folhada e cortá-la ao tamanho da forma.Barrar com toda a manteiga indicada.Espaalhar em cima todo o açucar.

Descascar as  maçãs em quartos (enquanto se descascam deve-se coloca-las num recipiente com àgua e sumo de limão para não escurecerem)e colocá-las sobre o açucar já na forma pelo lado convexo.

Ligar o forno a 180 a 200º para ir aquecendo.Colocar a forma sobre lume brando,no fogão e deixar aí até se iniciar a caramelização .Retirar da boca do fogão e colocar sobre os quartos de maçã a  massa folhada de modo a que esta cubra bem os ingredientes que ficam por baixo.

Levar a forma ao forno e deixar cozer até a massa folhada estar dourada(cerca de 30 minutos).Tirar a forma do forno ,colocar em cima um prato e virar a tarte com umas pancadinhas no fundo da forma.Servir morna sempre o que obrigaa  aquecê-la ligeiramente sempre que seja servida.BOM APETITE!!!!!!

Sugerir as minhas receitas

23-04-2015 15:58

No meu blog compremeti-me a escrever receitas, mas hoje lembrou-me de uma coisa muito importante da minha terra,

é que eu sou da Craveira Do Sul e temos um grande problema.O serviço da água não poderia ser muito pior.  Sempre que queremos

fazer alguma coisa com a água não há. Mais um cano roto e nós sem água.Gostava que os responsáveis desta empresa resolvessem

esta situação de uma vz por todas e talvez  eu tomar um duche do principio ao fim, que acham?

 

Capix

Estado do altinho

23-04-2015 15:28

Porquê que olhando para os cemiterios que estão situados a volta da nossa terra todos eles se encontram pintados e em muito melhor estado que o nosso de pegões.

Seguramente não sou só eu que sinto essa tristeza, esta imputencia de não poder fazer nada a cerca de esta ultima murada para a maioria dos residentes da nossa comenidade.

Este pedido sentido que não é so meu, tentem resolver a quem compete

Nicha

Uma grande PORCARIA

23-04-2015 15:28

Sou de Pegões e estou muito desiludida  com o estado de limpeza dos condentores do lixo.

Quando passamos por perto é um cheiro  que nos revolta com tanta falta de limpeza, certamente que esta empreza quando foi contratada não foi só para tirar o lixo mas  para fazer a desinfeção dos condentores é para isso que nós pagamos.

Por favor venho pedir a Junta de Freguesia que resolva este problema que está a tornar as nossas vidas insuportaveis.

Licita

 

 

Manela dicas úteis

23-04-2015 15:27

 A minha dica hoje vai mais para a nossa junta de freguesia, Moro nos Foros do Trapo e  venho pedir ao nosso Presidente que por favor  nos mande pintar  a placa de entrada da nossa pequena terra, pois já foi visto no estado em que está as letras com o seu nome desapareceu e tem sim muita ferrugem. Fica se triste de não se poder ler  FOROS DO TRAPO, mais uma das nossas prioridades, passadeiras,em especial junto das paragens dos autocarros pois é um prigo a descida de crianças vindas das escolas e que correm perigo pois a maior parte dos carros ali passam a velucidades que só quem vê pode descrever . A ideia que tenho é que os condutores teem pé pesado no acelarador e mão na buzina,pedia se po isso também barreiras de som. Quem nos ajuda?

A LAGOA DE PEGÕES

23-04-2015 15:18

Prometeram na altura das eleições que iam negoçiar a abertura da lagoa até a data nem uma palavram açerca disso 

gostaria de saber se o caso já ficou em aguas de bacalhau ou se voltam a prometer nas proximas eleições e até lá

nada é explicado aos municipes sem mais agradeçia uma resposta sobre o assunto para não dizer que foi mais uma 

promessa não comprida sem mais agradeço antecipadamente

Johnny Mayo

 

 

A minha opinião

23-04-2015 11:25

A política do nosso país está a agravar-se, dia a dia, face às dificuldades sentidas pelas pessoas, cujo rendimento do trabalho é mais vulneravel. O desemprego aumenta e aumenta em simultâneo o número de pessoas com dificuldadebs económicas deveras gravosas. Presentemente, a população mais sacrificada está a viver uma réstea de esperança, face à proximidade da data de eleições, convencida de que o D. Sebastião vai chegar, melhor vai ser eleito novo governo, daí sentir-se, no cômputo geral, que a esperança vai renascer das cinzas. Por fim recordo que esta é a minha opinião.

Luís António Brás 

Aniversario da Academia de Pegões

23-04-2015 11:16

Vai fazer anos do aniverssário da nossa academia sinto-me mais realizado tanto socialmente como pedagogicamente.Foi muito importante no nosso meio habitacional,que este dia seija comemorado com muita alegria,FELIZ ANIVERSSÁRIO!!!!!!

as minhas questões

23-04-2015 11:09

A minha primeira questão é porque motivo  a camara do montijo ainda não teve noção  do perigo em que esta a estrada nacional Nº4, troço  montijo-pegões. Será  que não tem noção ou sera  que não  tem posibilidades monetarias?

Gostava de saber qual dos motivos e a razão?

Zeca  

a minha opiniao

23-04-2015 11:03

A minha opinião

28-03-2015 18:04

Se pensarmos com entusiasmo concluimos que, durante meio século, o mundo sofreu uma transformação substancial, em todas as áreas da actividade humana, senão vejamos:- Nos anos 70 do pretérito século a agricultura nacional, ( reservando como exemplo), a exploração agrícola na província alentejana, a mais produtiva do País, considerado o Alentejo o Celeiro de Portugal, tudo se fazia com o braço do homem, ajudado pelos animais de puxo e de dorso, ainda por carros e carretas. A indústria de relevância nacional, envolvia duas áreas de exploração, A cortiça e a sua transformação, sendo o nosso país o 2º maior produtor do Mundo. As fábricas produziam durante 24 horas por dia, estavam cediadas em todo o país, com maior concentração no sul, Algarve e na Vila de Montijo, a produção da riqueza multiplicava-se durante os 365 do ano, havia trabalho e pão todos os dias. A outra indústria consistia na exploração porcina, criação e engorda de porcos, a qual estava interligada à indústria de abate e transformação de carnes e seus derivados. O concelho de montijo, nessa época, albergava explorações suinículas aqui e ali, era o concelho que produzia mais porcos. As fábricas estavam distribuídas pelo maior número de ruas, a economia crescia, havia criação de riqueza, a sua partilha continua a ser feita hoje pelas mesmas pessoas, daí que uns trabalhadores sejam muito ricos, enquanto outros são muito pobres, estão a viver abaixo   do lumiar da pobreza, estão na miséria. Ora, posto isto, daqui se conclui, de grosso modo, que apenas 3 grandes áreas de criação de riqueza alimentaram Portugal e os Portugueses, são elas, de maneira inversa, a indústria corticeira, a indústria porcina e, por fim, a exploração agrícola nacional. Hoje, decorridos 45 anos, a vivermos num regime democrático adulto, em pleno gozo de cidadania europeia, não temos nada, as indústrias, corticeira, porcina e agricultura nacional, tudo o vento levou, tudo foi destruído, E agora?, agora, graças às novas tecnologias, especialmente, a informática, vieram ensinar-nos a abrirmos janelas para o mundo e criarmos milhares de postos de trabalho,  entretanto, estamos a começar a compreender o mundo de maneira diferente. É verdade que a informática não nos alimenta o corpo, mas, em boa verdade, alimenta-nos a alma alegra-nos o espírito,  todavia, constitue ótima ferramenta de interesse produtivo; reporto-me aos computadores, às tablet, aos telemóveis e a outros instrumentos informáticos, os quais ajudam e melhoram a qualidade de vida da humanidade. Um computador é uma autêntica caixinha de surpresas, suponhamos um casal de idosos com filhos espalhados pelo mundo, se souber trabalhar com o computador, então, especialmente, em dias festivos, está, permanentemente, a partilhar com os seus  filhos, a quaisquer horas do dia ou da noite. Está na hora, mercê da existência das novas tecnologias, de sermos obrigados a interessarmo-nos pelo que de inovador nos confrontamos, no dia a dia  e, quer queiramos quer não, somos sensibilizados por essa inovação, em termos de novos métodos tecnológicos de produção de riqueza, para bem da sustentabilidade alimentar da Humnidade. As novas tecnologias, presentemente, têm abrangência de grande relevância, estão a operar em todas as áreas de produção nacional. Não hà volta a dar, somos obrigados, por força das circunstâncias, a adaptarmo-nos a  metodologias diferentes, para bem da via humana. Termino recordando que esta é a minha opinião.

Luís António Brás 

Manela dicas uteis

26-03-2015 16:56


Agora vou-vos contar a aventura do meu cachorro Fred


Um pequeno descuido do dono abriu a porta que estava mal
fechada e em dois segundos comeu cerca de 20 gramas de veneno dos ratos do
granulado azul.

  A nossa reacção a
principio foi telefonar a veterinária, a sorte a pesar de já serem 19h e 30 m
ela já não estar no consultório o colega que ia a caminho de casa, voltou para
traz e lá estamos três de volta do pequenote traquina.

Lavagem ao estomago com água da torneira e água oxigenada
vomitou pelo que se viu tudo uma injecção de vitamina k logo outra no dia
seguinte logo de manhã outra e a tarde outra.

E passado 15 dias cá está mais reguila do que era antes.

Ai está oque terá que fazer no caso de terem um cachorro
traquinas, mas é natural pois só tem cinco meses. 

                                        Manuela
Maia


Francisco

26-03-2015 16:43
problemas da minha terra

Beto

26-03-2015 16:24

Vou falar de agricultura

Luis

26-03-2015 16:20

A minha contrabuição vai basear-se na experência da minha vida

Nicha

26-03-2015 16:08

VOU FALAR DAS FESTAS DA NOSSA TERRA

Azurara

26-03-2015 15:39

.Como sou apreciador de comida gostava de GASTRONOMIA no blogue!

Johnny Mayo

26-03-2015 15:39

participo a minha ideia  

atelie fatima

26-03-2015 15:39

costura sobre medida e todos tipo de arranjo

Capix

26-03-2015 15:39

as minhas receitas

Manela dicas úteis

26-03-2015 15:39

Podem esperar de mim algumas dicas sobre os segredos das nossas avós, sobre o que o benificio de certas ervas à nossa saúde, como tirar certas nódoas, etc.

Licita

26-03-2015 15:39

podem aprender comigo a fazer deliciosas receitas  de bolos e sobremesas e também receitas de comida

A minha opinião

20-03-2015 16:02

A génese do assunto em epígrafe nasce com o homem e com este vive, cresce, adquire a sua personalidade ao longo da vida e morre no mesmo dia e hora daquele. Um homem com opinião altruísta é portador de sentimentos alinhados, de conduta modelar, de princípios de grande probidade, em suma; é um homem socialmente honesto. Todavia, exprimir uma opinião é, ao fim e ao cabo, emitir um parecer, estar do lado de, concordar com. Diz-se que numa votação houve maioria absoluta, ora, neste caso, houve consenso, as opiniões foram convergentes. Mas, hà sempre um mas:- A vivência do povo, num regime democrático, goza de direitos preveligiados de cidadania em concomitância com a livre expressão da palavra e do pensamento, então, o direito de opinar está também consagrado. Ora, considerando que promover opiniões é fazer avançar sentimentos, os quais, em muitos ocasiões, podem ser considerados antagónicos, daí existirem convulsões sociais, que em boa verdade são, ou podem ser considerados salutares, por benção dos preceitos democráticos. Para terminar recordo que esta é a minha opinião.

Luís António Brás

licor de medronho. maçãs.canela e limão

05-03-2015 15:58

1 chavena de medronhos maduros

2 maçãs

2 paus de canela

1 limão cortados em 4 partes

500gr de açucar

aguardente até cobrir todos os ingredientes

Deixar em repouso 1 mês para que todos os sabores se misturem

Rejeitar a fruta o limão e canela e flitrar o liquido.

Engarrafar e deixar em repouso mais 3 meses.
Passado esse tempo pode  servir.
Bom .Apetite.

 

Blogue Principal

14-01-2015 10:40

O nosso novo blogue foi lançado hoje. Fique atento ao blogue para estar a par das novidades. Pode ler os novos posts via Feed RSS.

BOLO DE CERVEJA    

    350 g de farinha

300 gde açucar

200 g de margarina

4 ovos

2,5 dl de cerveja

1 colher  de sobremesa de fermento

1 pitada de sal

Margarina para untar

Farinha para polvilhar

 

PARA A COBERTURA.

100 g margarina

100 g de açucar em pó

1 gema grande

1 colher de sobremesa de essencia de baunilha

 

1.Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe -a com farinha.Ligue o forno a 180 graus.

2 Numa tigela,bata muito bem o açucar com a margarina até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada.

Junte depois as gemas, bata bem ,adicione a cerveja e bata novamente.

 3 Adicione de seguida a farinha misturada com o fermento, aos poucos e batendo sempre. Por fim,

bata as  claras em castelo com a pitada de sal e envolva-as suavemente na mistura.

4.Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.Se começar a ficar corado,

cubra com um papel vegetal.Espete um palito para verificar a cozedura,retire do forno,desenforme e deixe arrefecer.

5 A cobertura:  Numa tigela,deite a manteiga,o açucar em pó,a gema e a essencia de baunilha e bata muito bem até obter uum creme.

Barre o bolo decorado a gosto,por exemplo com granulado colorido,framboesas ou morangos ou outra decoração.

 

Servir e Bom Apetite.

 

Capix